quarta-feira, 9 de maio de 2012

GTA - Guia de Trânsito Animal

O que é GTA ?



GTA é a sigla de "Guia de Transporte de Animais", é um documento oficial e federal, de emissão obrigatória tanto para o trânsito intra estadual como interestadual de animais independente da finalidade.
A GTA permite aos serviços de defesa agropecuária acompanharem a movimentação de animais, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.
Para retirar o documento, os proprietários devem procurar  um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para fornecer A GTA o médico veterinário necessita de alguns documentos que darão informações sobre os animais a serem transportados. A documentação exigida varia segundo a espécie a ser transportada e a finalidade do transporte.
Esses documentos são:
  • Ficha do criador (para o caso de bovinos),
  • Certificado de vacinação, quando for o caso,
  • Atestados negativos para determinados tipos de doenças,
  • Documentos de identificação dos animais destinados a reprodução,
  • Autorização do IBAMA, para o caso de animais silvestres.
Antes de transportar animais, procure o veterinário credenciado e saiba quais são os documentos necessários para o fornecimento do GTA  para a espécie a ser transportada. 

ATENÇÃO: Quem for pego transportando ou comercializando animais sem a GTA está sujeito à multa e a ter a carga apreendida!

Por hoje é só, amanhã falaremos de como deve ser o caminhão que fará o transporte do seu gado.

Fiquem com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário